Formação Equipe de Acolhida.
Participar da obra do Senhor como construtor de seu Reino é algo que Jesus nos pede e que com certeza para aqueles que dizem sim a esse chamado é uma grande graça pois, no mundo jamais poderemos dizer “minha alma exulta de alegria”. A paz, a alegria interior que Deus nos dá jamais encontraremos no mundo, não esquecendo que a promessa de Jesus é que, nele não teríamos uma vida qualquer mas “vida em abundância”. Sejamos, sem medo seus fiéis colaboradores, pois, Ele nos deixou todo material e todas as ferramentas necessárias para que puséssemos as mãos na massa e construíssemos o Reino que Ele nos confiou, que é um Reino de amor, misericórdia, perdão e doação. Como ficarmos indiferentes ao mundo que nos rodeia se Deus criou todas as coisas, tanto para os bons quanto para os maus, todos somos filhos Dele, e a Sua misericórdia é infinita para todos, portanto não possuo mérito nenhum em amar e servir ao meu irmão e sim, tenho a graça, de Deus ter se lembrado de mim, e pela força do Espírito Santo abri meu coração e pude dizer: “Eis me aqui, Senhor, quero seguir sua palavra que diz em Eclo.51.38. “Cumpri vossa tarefa antes que o tempo passe e, no devido tempo, ele vos dará a recompensa”.É neste Deus maravilhoso que podemos colocar toda nossa confiança e participar de sua obra. Participar do Ministério da Acolhida, é fazer para o irmão, como Deus faz conosco, esta sempre de braços abertos esperando que o busquemos. Portanto, vamos seguir o que Jesus nos pede “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, Mt22,39, da mesma forma que queremos que Deus nos ame, vamos ser para nosso irmão canal da graça para que ele encontre nesta casa de oração, todo o amor e todo o bem que Deus tem reservado para ele.A “acolhida” é o sinal de amor da comunidade, é a primeira impressão que o acolhido terá, portanto participar deste ministério, como de qualquer outro, requer de nós a responsabilidade e o compromisso de que estamos a serviço do Reino de Deus, que trabalhamos para a obra do Senhor, portanto não podemos fazer o que nos convier, mas sim, devemos fazer como Jesus nos ensinou, acolheu a todos: publicanos, fariseus, prostitutas, doentes, marginalizados, pecadores, etc; e, ordenou: “cumpri meus mandamentos”.
FORMAÇÃO:
O Ministério é formado por pessoas que se responsabilizam em exercer funções como:
- Acolher as pessoas que chegam na comunidade.
- Conhecer as pessoas, dar atenção, tirar as dúvidas.
- Preparação do salão para os encontros e palestras, elaborar lembrancinha.
OBJETIVOS:
O Objetivo do ministério é mostrar que estão participando de uma comunidade acolhedora e fraterna, que cumpre sua missão de amor e dedicação a Deus e aos irmãos, como Jesus diz “Vinde a mim e os aliviarei” Mt. 11,28-30, pois qualquer pessoa deve ser respeitada, acolhida e amada em nossa comunidade, sendo assim, podemos dizer: “A casa do Senhor é casa de oração para todos os povos “Is.56,7.
FUNÇÕES:
Uma das principais funções do ministério é levar a amizade e o amor de Jesus a todas as pessoas. Pequenos gestos como estender a mão, sorrir ou perguntar o nome, são indispensáveis para se semear a esperança e praticar o amor. Portanto, devemos nos esforçar para seguirmos as seguintes determinações:
1. Fale com as pessoas;
2. Sorria. Não custa e às vezes dura um instante, mas suas conseqüências duram a eternidade;
3. Chame as pessoas pelo nome;
4. Seja amigo e prestativo, se você quiser ter amigos, seja amigo;
5. Seja cordial e simples, coloque o coração em primeiro lugar, fale e aja com toda sinceridade. Tudo o que fizer, faça-o com todo o prazer;
6. Interesse-se sinceramente pelos outros, lembre-se que você sabe o que sabe, porém, não sabe o que os outros sabem;
7. Seja generoso em elogiar e cauteloso em criticar, saiba encorajar, dar confiança, elevar os outros;
8. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro e o lado de quem está certo;
9. Respeite a opinião dos outros, ouça e aprenda. Não procure impor suas idéias;
10. Seja disponível. Ajude com alegria, o que vale na vida é aquilo que fazemos pelos outros;
11. Faça tudo da melhor maneira. Servir bem é o verdadeiro sentido da vida.
Devemos ter sempre em mente que Jesus jamais excluiu alguém, portanto, o acolhimento deve sempre existir.
Nunca esquecer que é preciso sempre acolher com um sorriso, dar informações com civilidade, gentileza e, com calma, retificar uma informação errada.
Mas, é muito importante mostrar que, cada um é acolhido como pessoa humana, com sua dignidade de filho de Deus. Jesus nos capacita a reconhecer e valorizar as pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário